Paulo Kim | e-mail: paulo.jpk@gmail.com
Remodelando o relacionamento conjugal
Como ter uma discussão saudável
Como ter uma discussão saudável
Formas de acumular positivamente a conta das emoções conjugais
Fisiologia do cérebro humano
Três atitudes para ter um relacionamento conjugalsaudável
Formas de superar os conflitos sem solução
Conclusão
Muitas pessoas pensam que a causa do divórcio seja pelas diferenças de personalidade, dos vícios, das agressões, ou até mesmo por causa dos familiares e/ou entes queridos. Mas, depois de uma longa pesquisa do Dr. John Gottman, chega à conclusão de que todas estas causas são nulas para o divórcio. Assim, conclui dizendo que por não haver diagnosticado de forma correta, não soubemos remediar de forma adequada. Não é pelo fato de a pessoa ser introvertida ou extrovertida que o casal tem um convívio melhor, e muito menos pelos fato de os dois terem uma mesma personalidade, ou uma personalidade totalmente oposta. A causa do divórcio era e continua sendo por causa da forma de discussão do casal. Em outras palavras, o divórcio não acontece pelo conteúdo da discussão, e sim, pela forma como se discute.
Com base a esta pesquisa, vemos que existem quatro formas nocivas de discussão, as quais não vêm das atitudes, e sim, das formas de se expressar. São elas:
Crítica
Defesa
Comparação
Criar muros
Estas são as quatro formas de levar um casamento para o divórcio. Mas, se analisarmos bem, podemos dizer que tirando estas quatro formas de discussão, não existem outros motivos para se discutir.
Podemos comparar as quatro formas nocivas de discussão com o veneno. Já que nós encontramos o veneno, agora é a hora de buscar o antídoto para curar a relação envenenada. Em vez de criticar, falar em primeira pessoa Reconhecimento
Todos nós precisamos iniciar uma conversa com a premissa de que todos nós somos falhos, e nós também temos o direito de errar.
Podemos também ver que existem 3 tipos de conversa, são elas:
a) Conversa que aproxima;
b) Conversa que afasta;
c) Conversa que cria inimizade.
Life & Personal Coach / Palestrante / Terapeuta Familiar e conjugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário