Mudou de emprego? Adaptação é processo lento e que exige paciência
Fonte:
Infomoney
Mudar
de empresa não é algo fácil. O profissional deverá passar por um importante
período de adaptação, o que exige paciência. Será preciso conhecer a equipe,
adaptar-se ao ambiente, entender se os valores dele realmente se encaixam com
os da empresa e se ele de fato é capaz de entregar o que é esperado.
A
grande questão é: quanto tempo leva essa adaptação? Especialistas em gestão de
carreira concordam que não existe uma fórmula, mas, para reduzir esse tempo e
evitar ao máximo as frustrações com a troca de empresa, é importante entender,
da forma mais clara possível, tudo sobre a nova empresa, sem deixar se
influenciar apenas por um salário mais interessante.
Portanto,
é recomendado avaliar, durante o processo seletivo, quais as características da
nova empresa, se os valores combinam com os do candidato, se a empresa oferece
um plano de carreira que atendam aos desejos do profissional e os demais
aspectos que considerar relevante. Inclusive, conversar com profissionais da
empresa e mesmo fazer pesquisas na internet.
Feito
isso e tomada a decisão de mudar de empresa, será preciso esperar alguns meses
para fazer uma análise no sentido de entender se a escolha realmente foi
assertiva. Apesar disso, as impressões já devem começar a ser coletadas desde o
primeiro dia.
De
acordo com a professora do núcleo de gestão de pessoas da ESPM (Escola Superior
de Propaganda e Marketing), Fátima Motta, o profissional deve estar, desde o
começo, atento aos aspectos que julga importantes em uma empresa, pois são
essas informações que vão permitir a ele analisar se realmente fez uma escolha
certa. Dependendo do caso, essa análise pode até motivar uma nova mudança.
Comparando
com a posição anterior, é importante compreender se a nova posição satisfaz o
profissional, se está de acordo com seus valores e desejos e se vai
proporcionar, por exemplo, a segurança ou o status pelo qual ele anseia.
Fazer
comparações com a posição anterior, porém, não é recomendado, analisa a master
coach da Sociedade Brasileira de Coaching, Richeli Sachetti. A coach entende
que, quando os indivíduos se deparam com algo novo, automaticamente o cérebro
recorre às experiências anteriores. Apesar de ser algo natural, o passado é passado
e, se for para olhar a posição antiga, que isso seja feito apenas com o
objetivo de melhorar a atuação atual.
Na
prática, se o profissional observa que na nova empresa algum processo não é tão
dinâmico quanto era na posição anterior, ao invés de se lamentar ou ficar na
dúvida se fez a escolha certa ou não, ele deve entender quais eram os motivos
que faziam com que determinado processo andasse bem na empresa anterior e
tentar aplicar a lição na nova empreitada.
No
caso da adaptação com os membros da equipe, é importante entender que isso leva
tempo. “Todo relacionamento é construído”, lembra Fátima. Ou seja, se o
profissional estiver pensando que não se deu bem com a equipe, ele precisa
avaliar que atitudes tomar para reverter essa situação e não ficar remoendo o
passado.
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