Páginas


Olá, como vai? Obrigado por visitar meu blog, seja bem vindo (a)!
O objetivo deste blog vai muito além de divulgar meus trabalhos, como palestras que ministro, o trabalho de personal & professional coaching e ainda várias técnicas de ajudar pessoas que precisam de respostas rápidas e resultados a curto espaço de tempo.
Se você olhar atentamente aos temas das palestra, observará que meu trabalho abrange muito mais do que o profissional. Todo conteúdo foi preparado minuciosamente por mim, através de muitos cursos, especializações. Quero ajudá-lo nas diversas esferas da sua vida, para que você atinja suas metas, supere perdas, vença medos, descubra todas as suas potencialidades, passe a ser uma pessoa segura e firme em seus objetivos de vida.
Dedico a essa área há muitos anos, e uso várias ferramentas extremamente atuais para que possa, de fato, realizar um trabalho ético, bem feito, com respostas rápidas, pois o tempo urge, e não temos tempo a perder.
Minhas palestras são extremamente interessantes, motivadoras, onde o meu objetivo é deixá-lo muito bem informado e mostrar que você pode ousar, ir muito além, pois suas capacidades são ilimitadas, basta você se abrir ao universo e se permitir.
Não me preocupo com quantidade, e sim com qualidade, e é a ela a que me reporto. Quero pessoas que queiram de fato vencer, ultrapassar seus limites emocionais, profissionais, religiosos, psicológicos.
Eu só trabalho com vencedores, e tenho certeza de que todas as pessoas que assistem às minhas palestras já estão caminhando rumo ao sucesso.
Espero que goste do conteúdo.
Fique á vontade para comentar, sugerir e descobrir que você pode voar sem limites. Basta querer e acreditar em você.

Obrigado
Paulo Kim

About Me

Minha foto
Palestrante, terapeuta, conselheiro e Personal & Professional Coach nos campos: comportamental, psicológico, familiar e motivacional. Atua em diversos setores com palestras, aconselhamentos e assessoria para relacionamento familiar, profissional e educacional. Especialista em comportamento e psicologia do indivíduo; as palestras apresentam um conteúdo moderno, inovador, alinhado com as tendências do mercado, com muita particularidade.

Lançamento do livro

Lançamento do livro
Valor do livro: R$ 40,00 + Frete - Para adquirir, enviar e-mail para: ayoba.assessoria@gmail.com

Palestras Ministradas

  • A arte de ouvir
  • A Carta de Amor do Pai
  • A Família e a Sociedade
  • Adolescência: Criança ou Adulto?
  • AIDS: Como Receber a Notícia na Família
  • Alcoolismo e Tabagismo
  • Autoestima versus Orgulho
  • Como se Preparar Positivamente Para a Terceira Idade
  • Como Superar a Crise na Família
  • Em Busca da Identidade e da Dignidade
  • Geleia Ontem, Geleia Amanhã, Mas Nunca Geleia Hoje (Procrastinação)
  • Hiperatividade, Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)
  • Medo, Rejeição e Desamparo
  • Motivação e Dignidade do Ser Humano
  • Paciente Terminal e a Família
  • Preconceito no Trabalho
  • Produtividade versus Tempo
  • Qualidade de Vida na Melhor Idade (Terceira Idade)
  • Quando a Morte Bate as Nossas Portas (Como Enfrentar a Fase de Luto)
  • Relação de Personalidade no Trabalho
  • Relação Entre Estressosres, Estresse e Ansiedade
  • Remodelando Relacionamento Conjugal
  • Saúde Emocional do Educador
  • Síndrome de Burnout
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Traumas Refletidos na Fase Adulta

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nick Vujicic - uma história de superação

Nick Vujicic

Hoje eu gostaria de estar compartilhando uma história que tinha tudo para não dar certo... Uma história onde as circunstâncias pareciam não serem perfeitas... Onde os olhos dos homens renderam-se a outros olhos... Fazendo a impossibilidade humana render-se à possibilidade divina... Transformando o inatingível em algo sublime e real!
Conheça a verdadeira inspiração viva. Apresento-lhes o depoimento do Nick Vujicic.
“Meu nome é Nick Vujicic. Nasci sem os membros superiores e inferiores. Os médicos se assustaram e não tinham respostas para este nascimento ‘defeituoso’. Não existia nenhuma explicação para que isso tivesse acontecido. Meus irmãos nasceram como quaisquer outros bebês. Meus pais ficaram tristes e todos perguntavam: ‘Se Deus é um Deus de amor, então por que Deus permitiria que algo de ruim nos acontecesse? ’ Meu pai pensou que eu não sobreviveria por muito tempo. Porém o tempo demonstrou que eu era um rapaz saudável, só com uns membros a menos. Ficaram com medo do tipo de vida que eu teria e se eu seria capaz de viver.
Como você pode imaginar, enfrentei muitos desafios e obstáculos, mas Deus nos deu forças, sabedoria e valor. E nos primeiros anos, eu já estava na idade de ir à escola.
Devido à deficiência física, a lei, na Austrália, não me permitia ser integrado na escola comum. Mas Deus, novamente fez milagres e deu forças para a minha mãe, para que a lei fosse modificada. Eu fui um dos primeiros estudantes deficientes físicos a ser integrado numa escola comum. Adorei a escola... Eu simplesmente tentei viver a vida como as outras pessoas. Porém, me decepcionei com os momentos difíceis. Sentia-me excluído, estranho e intimidado, devido à minha diferença. Era difícil acostumar-me ao meu corpo. Então, com o apoio dos meus pais comecei a desenvolver atitudes e valores que me ajudaram a superar esses desafios.
Eu sabia que era DIFERENTE. Porém, dentro de mim, eu era IGUAL aos outros! Logo, meus colegas compreenderam que eu, simplesmente ERA UM DELES! Houve momentos que me sentia deprimido e furioso por não poder mudar a maneira que eu era. Me sentia um fardo para aqueles que estavam ao meu redor. Eu quis acabar com a minha dor e morrer jovem, porém a minha família sempre esteve ali para me dar força. Foi quando, aos 15 anos de idade, entreguei a minha vida a Deus. Acreditei que Deus me curaria para que eu pudesse ser um grande testemunho do Seu poder. Deus usa a minha vida para tocar milhares de corações ao redor do mundo. Quero me transformar no melhor testemunho do Amor de Deus. E posso esperar para tornar-me um inspirado porta-voz internacional. Tenho muitos sonhos e objetivos para alcançar na minha vida. Eu acredito que se você tem o desejo de fazer algo, conseguirá realizar!
Como seres humanos, não devemos colocar limites de forma nenhuma! E, jamais colocar limites em Deus... Pois Ele é a nossa maior INSPIRAÇÃO VIVA!”.
Termino esta postagem com as frases de três pessoas.
“Todo homem que tenha que talhar para si um caminho para o alto encontrará obstáculos incompreensíveis e constantes” (Fernando Pessoa).
“Suprimir os obstáculos não é dar liberdade, mas sim permitir o desregramento, que conduz à desestruturação, à monotonia, ao nada” (Pablo Picasso).
“Enfrente seus obstáculos e faça alguma coisa em relação a eles. Você descobrirá que eles não têm a metade da força que você pensava que eles tinham” (Norman Vincent Peale).
Os obstáculos estão para serem superados e serão eles que te levarão ao topo do teu sucesso. Não deixe ser vencido pelo desânimo. Apenas creia no potencial que Deus tem semeado dentro de você. Faça este potencial brotar dentro de você, e logo verá o teu sucesso e uma melhor qualidade de vida.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conquistando o impossível


Acredite, chegou a hora de vencer, já que a força vem de dentro de você.

Você pode até tocar o céu, se crer no teu potencial, apesar das barreiras e/ou obstáculos que encontre em teus caminhos.
Acredite que nenhum de nós já nasceu com jeito para ser um super-herói, mas os nossos sonhos, somos nós quem construímos, vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé.
Acredite em você, pois você é o campeão, o vencedor. Deus dá as asas para as tuas conquistas, renovando os teus valores e as tuas crenças.
Quando falo de Deus, não me refiro a uma linha religiosa, e muito menos é a minha intenção de trazer uma doutrina para você, leitor. O meu intuito é de mostrar que existe um Deus que te ama e se preocupa por você, e ainda que você pense que não haja ninguém ao seu redor, Deus está contigo, torcendo, vibrando, e dando toda a energia para que você creia em você mesmo, nos teus potenciais e que conquiste a vitória que já está traçada na tua estrada chamada vida.
Lembro-me da música “O Campeão”, composta pelo Sérgio Carrer (o Feio), cantado pelo Chitãozinho e Xororó, dedicado para os atletas paraolímpicos de Sidney – 2000.
Gostaria de terminar este artigo deixando os depoimentos do Sérgio, Chitãozinho e Xororó, como também, as letras da música, que com certeza, irão descrever a tua vitória.
Xororó: “Vocês sabem que através da luta, da garra, da esperança, da confiança e através da busca que vem o sabor da vitória”.
Chitãozinho: “Acredito no teu potencial que logo, logo você será um campeão também”.
Sérgio Carrer (Feio) – Produtor/Compositor: “Para mim compor esta música, foi um orgulho enorme. Principalmente porque foi ditado palavra por palavra pelo artista lá de cima (Deus)”.

O Campeão

“Uma chama vai nascer
E vai te iluminar também por dentro
E quando a luz tocar seu sentimento irá perceber
O herói que existe em você.

Na terra, no céu ou mar
Valentes soldados ali se enfrentam
Depois como amigos se cumprimentam
Assim deve ser
A vitória nem sempre é vencer.

Superar os limites com determinação
É a medalha que a gente guarda no coração
É um momento de glória que nos faz chorar
O que escreve na história não dá para apagar.

Lutar, correr, querer voar
É um dom e Deus te fez assim
Te deu coragem pra enfrentar
Qualquer barreira que existir
Vá em frente irmão não desista jamais
O destino está em suas mãos
Sua força é a corrente
Que move a nação
Você já é um campeão
Campeão.



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nossa Paz Interior


Não sei se você vai concordar comigo, mas a Paz Interior é indispensável para tomarmos nossas decisões e fazermos opções com calma, clareza e serenidade, afinal de contas, vez ou outra, precisamos mudar a paisagem de nossa estrada (a qual chamamos de vida), e para fazer estas mudanças é necessário optar por outros caminhos. Esta estrada é cheia de bifurcações. Só é possível tomar uma decisão saudável se tivermos clareza, calma e serenidade, no mais, nossos caminhos serão escolhidos por um sorteio interno.
Todos nós buscamos Paz Interior. Até aquele que passa seus dias buscando algo que não sabe o que é, busca esta Paz.
Sabemos que a alcançamos quando estamos num estado oposto ao stress e a ansiedade. Quando estamos felizes, tranquilos e contentes dizemos que estamos com “Paz de Espírito”, ou “Paz Interior”.
Existe uma forma objetiva de alcançá-la?
Isso eu não sei, pois cada um tem a sua própria maneira de alcançá-la, mas posso falar de algumas, se servir para alguém, já ficarei feliz.

  • Um olhar para seus locais de descanso e de trabalho.
Como eles estão?
Deixá-los organizados, iluminados e arejados pode torná-los mais agradáveis para você.
Têm pessoas que gostam de borrifar um desodorizador de ambientes, por que não?

  • Um olhar para seus pés.
Eles estão calçados?
Andar descalço um pouco, sem forçar, sobre solo natural é benéfico para o estado de espírito, pois você estará estimulando as várias terminações nervosas da planta dos pés. É uma sessão de reflexologia.
Tome apenas o cuidado de escolher superfícies planas e locais com pouca circulação de pessoas e animais; cuide de seus joelhos e evite micoses.

  • Um olhar para sua família e para seus amigos.
Como está a qualidade de seus relacionamentos?
Ter a consciência de que cada um tem o seu próprio tempo para compreender e agir pode fazer muito bem para o humor, e faz com que lidemos com os conflitos com coragem e docilidade.
Deixar os pequenos dissabores se esvaírem com o tempo, e optar por esquecê-los, vai melhorar até a pele de seu rosto.
Concentrar-se nos bons momentos, relembrar fatos cômicos, gastar tempo com aqueles que você ama, não é tão difícil assim.

  •  Um olhar para a natureza.
Qual é o ser que precisa de você para viver?
Plantar, cuidar da terra, regar a planta e vê-la crescer é um magnífico exercício para a alma, assim como ser o protetor de um bichinho, e não um proprietário. Suas energias serão renovadas todos os dias.
Enfim, interagir com a vida que acontece a todo instante e sentir que é parte dela traz a consciência da unicidade cósmica.

  • Um olhar para seu corpo, sua mente e seu espírito.
O que você faz por si mesmo?
Cuide da alimentação; evite o excesso de sal e frituras.
Beba oito copos de água por dia, mais do que isso é exagero ou ressaca.
Estique-se, espreguice-se, boceje.
Faça ao menos 30 minutos de meditação todos os dias. Aquiete seus pensamentos, concentre-se em sua respiração e sinta os benefícios que ela traz ao seu corpo; sinta o sangue bombeado por seu coração irrigar todo o seu corpo, parte a parte. Tente ouvir seus batimentos cardíacos.
Ria em frente ao espelho. Dance como se não tivesse ninguém te olhando.
Ore por você mesmo. Peça o que precisa, sem culpas.
Perdoe-se.
Ame-se. Você não está gordo demais, ou magro demais.
Durma, amanhã teremos uma nova oportunidade... ou hoje poderá ter sido a última.


Mudou de emprego? Adaptação é processo lento e que exige paciência

Fonte: Infomoney
Mudar de empresa não é algo fácil. O profissional deverá passar por um importante período de adaptação, o que exige paciência. Será preciso conhecer a equipe, adaptar-se ao ambiente, entender se os valores dele realmente se encaixam com os da empresa e se ele de fato é capaz de entregar o que é esperado.
A grande questão é: quanto tempo leva essa adaptação? Especialistas em gestão de carreira concordam que não existe uma fórmula, mas, para reduzir esse tempo e evitar ao máximo as frustrações com a troca de empresa, é importante entender, da forma mais clara possível, tudo sobre a nova empresa, sem deixar se influenciar apenas por um salário mais interessante.
Portanto, é recomendado avaliar, durante o processo seletivo, quais as características da nova empresa, se os valores combinam com os do candidato, se a empresa oferece um plano de carreira que atendam aos desejos do profissional e os demais aspectos que considerar relevante. Inclusive, conversar com profissionais da empresa e mesmo fazer pesquisas na internet.
Feito isso e tomada a decisão de mudar de empresa, será preciso esperar alguns meses para fazer uma análise no sentido de entender se a escolha realmente foi assertiva. Apesar disso, as impressões já devem começar a ser coletadas desde o primeiro dia.
De acordo com a professora do núcleo de gestão de pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Fátima Motta, o profissional deve estar, desde o começo, atento aos aspectos que julga importantes em uma empresa, pois são essas informações que vão permitir a ele analisar se realmente fez uma escolha certa. Dependendo do caso, essa análise pode até motivar uma nova mudança.
Comparando com a posição anterior, é importante compreender se a nova posição satisfaz o profissional, se está de acordo com seus valores e desejos e se vai proporcionar, por exemplo, a segurança ou o status pelo qual ele anseia.
Fazer comparações com a posição anterior, porém, não é recomendado, analisa a master coach da Sociedade Brasileira de Coaching, Richeli Sachetti. A coach entende que, quando os indivíduos se deparam com algo novo, automaticamente o cérebro recorre às experiências anteriores. Apesar de ser algo natural, o passado é passado e, se for para olhar a posição antiga, que isso seja feito apenas com o objetivo de melhorar a atuação atual.
Na prática, se o profissional observa que na nova empresa algum processo não é tão dinâmico quanto era na posição anterior, ao invés de se lamentar ou ficar na dúvida se fez a escolha certa ou não, ele deve entender quais eram os motivos que faziam com que determinado processo andasse bem na empresa anterior e tentar aplicar a lição na nova empreitada.
No caso da adaptação com os membros da equipe, é importante entender que isso leva tempo. “Todo relacionamento é construído”, lembra Fátima. Ou seja, se o profissional estiver pensando que não se deu bem com a equipe, ele precisa avaliar que atitudes tomar para reverter essa situação e não ficar remoendo o passado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Ópera – William Tell Overture
A ópera é um drama encenado com música. Apesar de ser um espetáculo voltado para a música vocal, tem como tradição apresentar uma abertura instrumental para ambientar o público ao clima da história.
A ópera William Tell, de Gioachino Rossini (1792-1868), possui uma das mais famosas aberturas de todos os tempos.
Historicamente, William Tell é um herói lendário do início do século XIV e que muitos acreditam que viveu em Uri, na Suíça. Apesar de toda lenda conter diversas contradições e versões, a mais aceitável e também naquele que o espetáculo se baseia é a história de William de Bürglen, um conhecido arqueiro da época em que os imperadores Habsburgos lutavam pelos domínios de Uri e para lá é enviado um governador tirano chamado Albrecht Gessler.
Para testar a lealdade do povo aos imperadores austríacos, Gessler manda pendurar um chapéu na praça central de Altdorf e obrigando a todos que por lá passarem, fizessem uma reverência como prova de respeito. Para certificar que as ordens seriam cumpridas, vários guardas fiscalizavam continuamente.
Certo dia, porém, William e seu filho passavam pela praça e não cumpriram as determinações. Por isso, acabou sendo preso e levado para a presença de Gessler que, sabendo de sua fama de excelente arqueiro, determinou como castigo, que ele atirasse com sua besta sobre uma maçã que seria colocada sobre a cabeça de seu filho. Caso William não cumprisse este castigo, Gessler mandaria matar ele e o seu filho.
Não tendo escolha, William atira e acerta a maçã, mas traz consigo uma segunda flecha que seria dirigida a Gessler, caso ele errasse a mira. Indignado, Gessler manda William para a prisão no castelo de Küsnacht, mas no meio do caminho surge uma grande tempestade, permitindo que William escapasse e fosse atrás de Gessler, matando-o com uma flechada certeira e libertando assim, o país do governador e também marcando uma revolta contra os tiranos que aconteceu no dia 1 de janeiro de 1308.
O relato da ópera que escutamos como fundo neste blog nos motiva a crermos no potencial que nós temos. Apesar dos camponeses suíços não terem nada em suas mãos, eles se rebelaram contra os austríacos juntamente com o William Tell, adquirindo assim, as suas liberdades.
Onde você se encontra neste momento? Qual é a situação ou a dificuldade que te aprisiona, impedindo de ver os teus talentos para poder voar o mais alto?
Cabe a mim então, concluir fazendo uma analogia com a vida da águia.
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.
Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e, voar já é tão difícil!
Então a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o famoso vôo de renovação e para viver então, mais trinta anos.
Em nossas vidas, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender das lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor e principalmente de algumas crenças que nos trazem limitações.
Somente livres do peso do passado poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação nos traz.
Lembremos que o Coaching não é uma terapia, mentoring, consultoria, psicologia e/ou aconselhamento. Coaching é um processo que irá te ajudar a se autoconhecer, criar suas metas e aprimorar a sua qualidade de vida.
O que te impede de ser melhor?
Assim como os camponeses suíços conquistaram as suas liberdades, creia no potencial que há dentro de você, e logo verá a maravilhosa paisagem desde o cume dos céus.
Viva a cada dia, aprimore os seus talentos, crie novos objetivos e conquiste-os. Você nasceu para ser um vencedor.



O PROBLEMA É A OPORTUNIDADE PARA A
PERFORMANCE DO PROFISSIONALISMO




Os melhores profissionais são forjados no fogo, ou seja, nas situações mais problemáticas. São esses que conseguem ter controle emocional e capacidade de agir sob pressão em tempos ou ocasiões difíceis, trazendo assim, bons resultados.
É como diz o ditado: “Um rei de verdade é feito de aço e de lutas”.
Um dos grandes exemplos de superação é o caso do engenheiro Luiz Eduardo Falco, que tem no currículo a presidência de grandes empresas. Durante a sua vice-presidência na empresa da TAM, se deparou diante de um obstáculo bastante desafiador. Foi a queda do avião do vôo 402. O comandante Rolim estava fora do país e Falco teve de cuidar da crise sem o suporte dele.
Naquele ano, apesar da catástrofe sofrida, a TAM recebeu o prêmio de melhor empresa do país. E tenho a certeza de que a atuação de Falco na ocasião foi fundamental para esse reconhecimento. Ele tinha duas opções: poderia sumir na crise ou assumir a crise. Ele cresceu porque teve a coragem de enfrentar os desafios que apareceram diante dele.
Depois de superar uma tragédia em que tantas pessoas perdem a vida, todos os problemas que surgem parecem ficar mais fácies de serem resolvidos. Por isso, quem se destaca quando a situação está ruim tem muito mais vantagem quando tudo está bom.
Quem nunca precisou lidar com problema não tem o jogo de cintura e a desenvoltura necessários para solucionar coisas complicadas. Não tem a pele grossa para receber as pancadas da vida.
Há algum tempo, um jogador reclamou da pressão que era jogar no Sport Club Corinthians Paulista. Os jornalistas foram falar com Wanderley Luxemburgo, o treinador do time na época, para saber o que ele achava disso. Ele respondeu: “Diga a ele que se estiver cansado dos problemas daqui pode ir jogar em um time da segunda divisão”.
É essencial enfatizar nestas duas premissas.
Problemas maiores = ascensão
Problemas menores = decadência.
O mundo dos esportes tem excelentes exemplos de que enfrentar o problema é uma oportunidade para mostrar a força da sua alma.
Há alguns anos atrás, no São Paulo Futebol Clube, o atacante do time profissional se contundiu e por isso chamaram o jogador titular do time júnior para ser o novo reserva do time principal.
Acontece que esse jogador foi convocado para a seleção nacional sub 20. E o time principal precisou chamar para a reserva um jogador que era reserva do time amador.
O time foi participar da final do torneio Rio – São Paulo. No final do jogo, o São Paulo estava perdendo, o atacante titular estava jogando mal e o técnico pôs em campo o reserva do time amador. E o garoto jogou muita bola. Deu um show! Marcou dois gols, resolveu a situação do time e ganhou muito prestígio.
O nome dele? Kaká.
Alguns meses depois, ele foi convocado para a seleção brasileira e foi campeão do mundo em 2002. O restante você já conhece: uma história de sucesso construída em cima da capacidade de resolver os problemas do treinador e do time.
Se Kaká tivesse vacilado e pensado que não era capaz de jogar bem, por estar entre profissionais, talvez nunca se tornasse o astro que é hoje. O time dos juniores era mais tranquilo, mas ele estava disposto a enfrentar problemas maiores.
Acredite em você quando as dificuldades aparecem na sua carreira. Não tenha medo de enfrentá-las. Vá com tudo para cima delas!
O que está impedindo de você alcançar um sucesso maior do que você tem sonhado?
Seja ousado. Creia no seu potencial.
Lembre-se que você é o vencedor na história da tua vida.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Depoimento

"Caros leitores, hoje eu gostaria de estar compartilhando com vocês um depoimento de uma pessoa muito especial para a confirmação da veracidade dos resultados de Coaching"


Eu pensei muito antes de escrever esse depoimento, por vários motivos, vou citar apenas 2 ok?
O primeiro motivo: Sou suspeita, trabalhamos juntos, e eu vejo a capacidade, o profissionalismo dele, aliás, ele tem paixão pelo que faz! Sua ética, seus cuidados em manter sempre seu foco, sua perspicácia em logo fazer um diagnóstico realmente impressiona, portanto esse era um forte motivo para que eu não desse meu depoimento.
O segundo motivo: Passei pelo processo de coaching por meia hora! 
Se eu não desse esse depoimento, eu estaria deixando de ajudar inúmeras pessoas que também pode se beneficiar desse trabalho, só passando pelo processo para sentir o quanto temos para dar a nós mesmas, o quanto podemos melhorar, enxergar além, sermos muito mais  em todos os aspectos de nossas vidas.
Eu ficaria aqui descrevendo como fiquei realmente impressionada com a mudança que estou vendo em mim! Sinceramente, eu não sabia que estava passando pelo processo, quando ele começou. Eu não estava bem, mas não havia comentado nada com ele, tínhamos coisas a fazer, e ele com sua sensibilidade, sua perspicácia, sua experiência e suas mais um monte de coisas percebeu, e foi direto no foco. Começou me fazer algumas perguntas, e eu me sentindo incomodada em responder porque ele estava justamente mexendo no que doía em mim, fui respondendo...até que senti que ele havia chegado no exato ponto da dor, pedi a ele para parar de fazer perguntas e propus a ele que continuassemos a fazer o que estávamos fazendo.
Ele me perguntou o por que de eu querer parar, e eu comecei a chorar, afinal, ele já tinha mexido e aberto a ferida, e era preciso continuar, para que ela pudesse ser fechada sem risco de infecções. Deixei que ele continuasse com as perguntas, mas não imaginei que já estávamos em pleno processo de coaching!! Comecei a desconfiar quando ele me pediu para que fechasse os olhos, e imaginasse algo que tinha a ver com o meu problema, (não citarei o problema).
Bem, isso durou meia hora, porque já era tarde e tínhamos que terminar nosso trabalho. Eu adoraria que as pessoas que estão lendo esse depoimento, sentisse a minha empolgação, a minha alegria e principalmente a minha sinceridade no que estou descrevendo, pois é exatamente assim que escrevo agora. No dia seguinte acordei diferente, passei a fazer coisas diferentes, a pensar e sentir de maneira diferente, e então resolvi dar andamento aos problemas que eu havia deixado dentro da gaveta e trancado...eu era ação, eu era coêrencia...eu era uma Valéria mil vezes melhor...não!! Se ele ler isso, ele certamente ficará bravo!! Ele iria perguntar: " VOCÊ ERA"? Então corrigindo e fazendo justiça ao trabalho dele comigo: Eu tenho certeza que hoje, eu sou uma Valéria muito melhor.